• Renata Tuccimei

Querido LinkedIn

Ser profissional não é fácil em tempos de internet! 

Se você já ficou chateado ao receber uma cantada pelo LinkedIn (ou outra rede soacial) de uma pessoa que nunca te viu na vida, ou ver um "colega" diminuindo outros por usar determinada atitude para conquistar uma vaga, ou ainda roteirinhos "LACRADORES" sobre como as pessoas querem aparecer (tão paradoxo) e como o LinkedIn tá um "saco", você entende o que eu digo. 


E você entende simplesmente pelo fato de ser EMPÁTICO e que ninguém É nada profissionalmente, apenas ESTÁ. Entende que melhor do que rir do esforço do outro é incentivar sua jornada e dar a mão em um momento de queda pra que ele apenas não desista, pois tem gente ao seu lado para ajudá-lo a tentar mais uma vez:

Entendendo isso, queria honestamente te fazer um convite: me ajude a movimentar essa rede de forma positiva, e a fazer dela realmente relevante e coerente com seu propósito. Claro que feedback de melhoria é importante, mas que tal aplicá-lo com mais HUMANIDADE, ao invés de querer ser o pseudo-intelecto-criativo? Te proponho alguns pequenos passos que pode agregar e muito na sua vida profissional, mas principalmente, espiritual:

1 - Comemore as conquistas das pessoas DE VERDADE, e não com textos prontos, mas com um áudio feito de coração (é até mais rápido e prático); isso vai atingir em cheio o momento de ansiedade e perspectiva do outro e até melhorar seu relacionamento e networking, aproximando e nutrindo seu esquema;

2 - Ajude quem pede ajuda do jeito que puder e da melhor forma que puder. Não precisa fazer malabarismo, mas se você pode contribuir, escolha pelo menos 1 vez por dia ajudar alguém que sente a angústia de não ter certeza se vai poder pagar suas contas no fim do mês, muito menos levar os filhos pra passear. Pode ser com uma palavra de incentivo, pode ser com um inbox encorajador, ou repassando uma oportunidade que você acha interessante. Se você tem condições de fazer mais, se ofereça para aconselhar profissionalmente, ou quem sabe, até oferecer uma oportunidade de parceria. Você pode sair ganhando dessa;

3 - Se for para aparecer, apareça de forma positiva! Não tem mal nenhum em usar o LinkedIn para se promover, ou não seria uma rede social, não é mesmo? Agora, fomente informação de qualidade, estratégias de apoio, coloque suas conquistas e trabalhos realizados, comente seus erros e peça ajuda. Elabore um bom portfolio e esteja sempre em contato com pessoas interessantes (não só no âmbito profissional). Faça isso por quê é exatamente a função do LinkedIn.


Agora, por gentileza e com todo amor do mundo: NÃO ENCHE O SACO DA GENTE COM SARCASMO DESNECESSÁRIO. Isso é engraçado pra quem é medíocre e tem tempo a perder julgando o outro. Quem está numa rede social profissional MERECE respeito ao seu traballho, desafios, frustrações e TEMPO. E se você precisa mostrar que é legal, fazendo bullying corporativo, não me leve a mal, mas vai procurar o que fazer.

Se você leu até aqui e quer um mundo melhor pra você, seus filhos e atingir muito mais pessoas, minha gratidão pela sua nobreza, e estou à disposição pra compartilhar o que sei e aprender o que mais puder, pois a corrente do bem começa em nós mas não temos idéia de onde vai parar, e isso é demais, não acha?


Telefone: +55 81 99697 0789          oioi@tuccimei.com          Atuação em todo o território nacional